Em 2004, quando o Grupo Técnico Tripartite (GTT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi formado para construir a NR 32 – Norma de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde –, surge o Projeto TSPV (Trabalhador Saudável – Paciente Vivo).

O empresário Mauro Daffre, diretor da empresa NÓS, com a colaboração de vários parceiros, através Projeto TSPV levou à sociedade o debate acerca da nova norma e os problemas enfrentados pelos profissionais do setor da saúde, como a falta de cultura de segurança; os altos índices de registros de acidentes apresentados pelo setor nos últimos levantamentos realizados pelo Ministério da Previdência Social, entre outros.

De lá para cá, o Projeto TSPV realizou encontros nacionais em 04 cidades (São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador), além de ter participado da realização de vários outros eventos que reuniram no total cerca de 4.000 pessoas presencialmente e mais de 100.000 Internautas que puderam acompanhar via Internet os trabalhos do GTT-NR32 durante todo esse período. E mais: em parceria com a OAB/SP, realizou o debate "Advertência à Prática do Reuso de Produtos médico-hospitalares de uso único"; realizou 06 pesquisas em parceria com a ANENT sobre o reuso com mais de 600 profissionais da área da saúde nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.

O TSPV conta, desde suas primeiras ações, com o apoio direto dos representantes das bancadas do governo, do trabalhador e classe patronal do GTT- NR32. Tal aprovação dá credibilidade e segurança aos trabalhos que esta iniciativa realiza e/ou promove.


NOSSA MISSÃO

-
Consolidar o consenso obtido pelo sistema tripartite nas bases da sociedade.
-
Colaborar na disseminação da informação da primeira norma trabalhista no Brasil e no mundo criada para estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saude dos trabalhadores da saúde.
-
Tirar a NR-32 do papel, aplicá-la no dia-a-dia e retirar o setor da saúde do 1º lugar no ranking de acidentes de trabalho.
-
Promover uma visão completa da aplicabilidade da Norma de como oferecer locais de trabalho seguros, saudáveis e estimulantes em benefício dos trabalhadores e da competitividade das empresas, inclusive através de incentivos econômicos da Previdência Social.
-
Preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores da saúde, dos pacientes e a saúde financeira das empresas das socialmente responsáveis.
-
Fazer prevalecer os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Site Histórico: Lançamento do 1º Curso Básico de Implantação da NR 32 On-line (Grátis)
Lançado em 18/07/06 - (Clique Aqui)
Inscrições Gratuitas Encerradas em 30/04/08